top of page
Ativo 8_edited.png
Ativo 8_edited_edited.png
  • Foto do escritorComunicação Fundiágua



Gestão dos Investimentos Perante a Crise Mundial

CRISE DO CORONAVÍRUS (COVID-19) E CONFLITOS SOBRE O PREÇO DO PETRÓLEO

Fundiágua segue monitorando o cenário econômico e continua atenta às oportunidades para manter a diversificação da carteira de investimentos

O mercado financeiro tem vivenciado momentos de muita tensão nos últimos dias e registrou grandes perdas nas principais bolsas mundiais, refletindo também no Brasil, em decorrência da disseminação do coronavírus (Covid-19) ao redor do mundo, além da guerra nos preços do barril de petróleo, originada do conflito entre Rússia e Arábia Saudita.


A Fundiágua está observando com atenção essa volatilidade, que faz parte do mercado, mas tem em vista o longo prazo, e por isso a estratégia de investimentos não foi alterada.


Os planos possuem ativos diversificados. A combinação desses investimentos ajuda a proteger e a diluir o risco das carteiras de investimentos em momentos de crise.

A Fundação investe em ações via fundos de investimentos e a participação nesse segmento, conhecido como “renda variável” é relativamente baixa (12,56% no consolidado dos planos). Nesse momento de crise, os fundos deverão ter reflexos nos resultados. A Fundiágua ressalta, porém, que não se desfez de suas posições, ou seja, não realizou prejuízo.

Por outro lado, com o stress do mercado, estão surgindo oportunidades no segmento de Renda Fixa, como, por exemplo, os títulos do tesouro de longo prazo. As *NTN-B’s com vencimento em 2050, que no dia 12/02/2020 eram negociadas à taxa de IPCA** + 3,39%, foram negociadas em 12/03/2020 a IPCA + 5,28%a.a..


Essa taxa garante a meta atuarial dos planos. A Fundiágua aproveitou essa janela de oportunidade e adquiriu alguns desses títulos, o que mostra a agilidade e seriedade com que estamos tratando este período de incertezas.


Atenciosamente, Diretoria Executiva



*NTN-B’s – Notas do Tesouro Nacional série B remunerados pelo IPCA, acrescido de uma taxa **IPCA – Índice de preços ao consumidor amplo









3 visualizações

Comments


Ativo 8_edited.png
Ativo 8_edited_edited.png
bottom of page