- Juliana Parente
- 30 de jun.
- 2 min de leitura
Atualizado: 1 de jul.

O Plano I (BD) obteve rentabilidade de 3,40% (tela 1) no acumulado dos três primeiros meses de 2025, 0,18 ponto percentual acima da meta atuarial (taxa de rentabilidade de referência) para o período, que foi de 3,22%. O resultado se deve ao bom desempenho dos títulos públicos mantidos até o vencimento, dos investimentos estruturados e dos empréstimos aos participantes.
No primeiro trimestre de 2025, o Plano I tinha 98,43% do seu patrimônio aplicado em investimentos de renda fixa (tela 4). Na gestão de investimentos a Fundiágua foca em revisar processos e fazer uma gestão ativa da carteira de empréstimos . Essas ações ajudam a aumentar o retorno do plano e proteger parte importante das obrigações futuras.
Os resultados atuariais (tela 8) também impactam no resultado financeiro do Plano. No 1º trimestre de 2025, o Plano I apresentou resultado atuarial negativo devido ao início do pagamento de benefício de um participante. Apesar disso, o resultado dos investimentos do Plano I afasta a necessidade de novo equacionamento (tela 9).
O percentual do Equilíbrio Técnico em relação à provisão matemática em março/2025 foi de 2,41%, bem abaixo do limite de equacionamento, que é de 6,62% (tela 9). Manter esse percentual abaixo do limite de equacionamento é fundamental porque indica que o plano está saudável e não precisa adotar medidas para cobrir déficits, como aumentar contribuições ou fazer ajustes nos benefícios, garantindo assim segurança para participantes e patrocinadores.
Equilíbrio Técnico é a diferença entre o dinheiro que o plano tem para pagar os benefícios concedidos e a conceder (Patrimônio de Cobertura) e o dinheiro que o plano precisa ter para pagar os benefícios concedidos e a conceder (Provisões Matemáticas).
O patrimônio líquido do Plano I fechou março/2025 em R$ 24,7 milhões (tela 4).
A Fundiágua acompanha mensalmente os resultados de investimentos e atuariais e, a cada três meses, divulga o resultado acumulado no período. Isso possibilita a você acompanhar o plano em intervalo menor do que a obrigação normativa determina, que é anualmente. Acompanhe as divulgações para se manter informado sobre o dinheiro que vai pagar a sua aposentadoria.
Clique na apresentação para ver em tela cheia mais detalhes dos resultados do Plano I (BD) no 1º tri/2025.
Resultados do Plano I (BD)
1º TRI/2025
Para acompanhar o desempenho dos investimentos do seu plano mensalmente, acesse o Boletim Interativo de Investimentos clicando aqui!
