top of page
Ativo 8_edited.png
Ativo 8_edited_edited.png

Atualizado: 1 de jul.


O Plano II (Saldado) obteve rentabilidade de 3,11% no acumulado do primeiro trimestre de 2025, 0,10 ponto percentual abaixo da meta atuarial (taxa de rentabilidade de referência) para o período, que foi de 3,21% (tela 1).


O resultado se deve principalmente ao desempenho dos ativos ilíquidos presentes nas classes de investimento renda variável (SPE), estruturados (FIPs) e imobiliário (Unidades do Edifício Centro Século XXI) (tela 3). Ativos ilíquidos são investimentos ou bens que não podem ser transformados em dinheiro rapidamente sem perder valor. Ou seja, demoram mais para serem vendidos ou convertidos em caixa, como imóveis, participações em empresas ou certos fundos fechados.


Em março, o Plano II tinha 91,09% do seu patrimônio investido em ativos de renda fixa. Apesar das dificuldades em relação aos ativos ilíquidos, o plano atingiu 79,46% em títulos públicos federais marcados até o vencimento, aumentando a possibilidade de geração de rentabilidade acima da meta atuarial (tela 4).


Os resultados atuariais também impactam no resultado financeiro do Plano. No 1º trimestre de 2025, o Plano II apresentou perda atuarial de 0,15%, decorrente de variações de população/cadastro diferentes das esperadas para o período. O reflexo de tais variações é analisado por um período maior de tempo, não implicando em ações necessárias no curto prazo.


Ainda assim, o plano vem apresentando, desde 2020, um percentual de Equilíbrio Técnico abaixo do limite, afastando a necessidade de novo equacionamento. Em março de 2025, o percentual ficou em 3,64%, quando o limite é de 5,97% (tela 9). Manter o percentual abaixo do limite indica que o plano está saudável e não precisa adotar medidas para cobrir déficits, como aumentar contribuições ou fazer ajustes nos benefícios, garantindo assim segurança para participantes e patrocinadores.


Equilíbrio Técnico é a diferença entre o Patrimônio de Cobertura (dinheiro que o plano possui para pagar os benefícios concedidos e a conceder) e as Provisões Matemáticas (dinheiro que o plano precisa ter para pagar os benefícios concedidos e a conceder). 

O Patrimônio Líquido do Plano II fechou março/2025 em R$ 349,2 milhões (tela 4).


A Fundiágua acompanha mensalmente os resultados de investimentos e atuariais e, a cada três meses, divulga o resultado acumulado no período. Isso possibilita a você acompanhar continuamente os resultados do plano. Esteja atento às divulgações e se mantenha informado sobre o dinheiro que vai pagar a sua aposentadoria.


Clique na apresentação para ver em tela cheia mais detalhes dos resultados do Plano II (Saldado) no 1º tri/2025.


Resultados do Plano II (Saldado)

1º TRI/2025




Para acompanhar o desempenho dos investimentos do seu plano mensalmente, acesse o Boletim Interativo de Investimentos clicando aqui!



Ativo 8_edited.png
Ativo 8_edited_edited.png
bottom of page