top of page
Ativo 8_edited.png
Ativo 8_edited_edited.png
  • Foto do escritorComunicação Fundiágua

A Fundiágua informa que está disponível a Política de Investimentos do período 2024 a 2028, clique no botão abaixo para acessar:




A Política de Investimentos tem como objetivo estabelecer diretrizes e medidas a serem observadas por todas as pessoas, internas ou externas à entidade, que participam do processo de análise, de assessoramento e decisório sobre as aplicações dos recursos dos planos de benefícios, diretamente ou por intermédio de pessoa jurídica contratada, bem como dar transparência aos patrocinadores, participantes e assistidos em relação aos principais aspectos relacionados à gestão dos investimentos e riscos.


Na elaboração desta Política de Investimentos, foram empregadas técnicas de análises de cenários e de riscos, avaliações e projeções de indicadores econômicos, considerando as modalidades dos planos de benefícios, suas especificidades, necessidades de liquidez e os fluxos esperados de recebimentos dos investimentos.


Foram estabelecidos limites de alocação por classe de investimento alinhados com a estratégia definida para cada plano de benefícios, sendo a superação das metas atuariais com o menor risco possível para os Planos I – BD e II – Saldado e a consistência no atingimento da rentabilidade do Plano III – Misto acima do índice de referência.


Na Política de Investimentos 2024-2028, cabe destacar a alteração do índice de referência de rentabilidade (benchmark) para o Plano III - Misto. O índice passou de INPC + 3,72% ao ano para INPC + 4,20% ao ano.

A alteração se dá devido à melhora das projeções de rentabilidade nos próximos anos para o Plano III - Misto, tendo como base estudos técnicos que levam em conta as perspectivas econômicas e os resultados esperados com base na carteira atual do Plano.


Mais um aspecto relevante diz respeito à duração média em anos (duration) dos investimentos existentes nos Planos I - BD e II - Saldado. É importante que essa duração seja próxima à duração média dos compromissos financeiros de pagamentos de benefícios (passivo) que os planos possuem para reduzir a exposição ao risco de variação das taxas de juros.


Sendo assim, percebemos que, ano após ano, esses números têm ficado cada vez mais próximos do ideal, devido à estratégia de investimento que vêm sendo realizada ao longo dos últimos anos.






158 visualizações

Posts Relacionados

Comentários


Ativo 8_edited.png
Ativo 8_edited_edited.png
bottom of page