top of page
Ativo 8_edited.png
Ativo 8_edited_edited.png
  • Ana Gabriela Castro


O ano de 2023 trouxe ótimos resultados dos investimentos para o Plano I. Confira o quanto aumentou o dinheiro para pagar a sua aposentadoria.


Em 2023, a rentabilidade alcançada pelo Plano I foi de 9,75%, 1,0% maior do que a meta atuarial (taxa de juros de referência) para o ano, que era de 8,75%. Todos os investimentos tiveram rentabilidade positiva, trazendo esse resultado acima das expectativas. 

 

O Plano I vem apresentando consistentes resultados desde que a Fundiágua iniciou a estratégia de investir a maior parte da carteira (93,84%) em ativos de renda fixa. Desses ativos, 87,32% são títulos públicos federais com prazos de vencimentos longos e taxas de juros superiores à meta atuarial do Plano I. Esses títulos possuem classificação de marcação até o vencimento, que é a segurança de que oscilações nas taxas de juros de mercado não vão mudar o valor dos títulos comprados pela Fundação ao longo do tempo.


Essa estratégia traz maior probabilidade de que a rentabilidade do Plano I se mantenha acima da meta atuarial do Plano I.


Os resultados atuariais também impactam financeiramente no Plano. As hipóteses e premissas atuariais são utilizadas para mensurar quanto dinheiro o Plano precisa ter para pagar as aposentadorias de todos seus participantes, os que já estão recebendo e os que ainda vão se aposentar. No ano de 2023, houve um aumento nos salários dos participantes ativos. Consequentemente, a aposentadoria dessas pessoas vai ser maior, o que aumentou a necessidade de dinheiro no Plano I para pagar essas aposentadorias no futuro.


O impacto do aumento de salários foi pequeno, tendo sido compensado pela postergação de aposentadorias e pelo resultado positivo dos investimentos do Plano em 2023. Graças a isso, os resultados financeiros de 2023 não trazem necessidade de Plano de Equacionamento no Plano I. 


A Fundiágua faz esse acompanhamento trimestral dos resultados. Acompanhe as divulgações para se manter informado sobre o dinheiro que vai pagar a sua aposentadoria.


Confira a seguir maiores detalhes dos resultados do Plano I (BD) em 2023. Clique na imagem para ver em tela cheia.



Resultados do Plano I (BD)

2023




Para acompanhar o desempenho do seu plano mensalmente, acesse o Boletim de Investimentos - clique aqui.



113 visualizações

Posts Relacionados

コメント


Ativo 8_edited.png
Ativo 8_edited_edited.png
bottom of page