top of page
Ativo 8_edited.png
Ativo 8_edited_edited.png
  • Ana Gabriela Castro


O ano de 2023 trouxe bons resultados dos investimentos para o Plano II. Confira o quanto aumentou o dinheiro para pagar a sua aposentadoria.


Em 2023, a rentabilidade alcançada pelo Plano II foi de 8,39%, que chegou perto da meta atuarial (taxa de juros de referência) para o ano, que era de 8,73%. A meta atuarial prevista não foi alcançada por conta de investimentos antigos que trouxeram rentabilidade negativa, diminuindo o resultado do Plano. Esses investimentos estão sob o foco da equipe de investimentos para recuperação e venda, visando diminuir o impacto negativo na rentabilidade do Plano II. 


No Plano II, a Fundiágua também implementou a estratégia de investir a maior parte da carteira (84,52%) em ativos de renda fixa. Desses ativos, 75,26% são títulos públicos federais com prazos de vencimentos longos e taxas de juros superiores à meta atuarial do Plano II. Esses títulos possuem classificação de marcação até o vencimento, que é a segurança de que oscilações nas taxas de juros de mercado não vão mudar o valor dos títulos comprados pela Fundação.  


Essa estratégia traz maior probabilidade de que a rentabilidade do Plano II possa superar a meta atuarial.


Os resultados atuariais também impactam financeiramente no Plano. As hipóteses e premissas atuariais são utilizadas para mensurar quanto dinheiro o Plano precisa ter para pagar as aposentadorias de todos seus participantes, os que já estão recebendo e os que ainda vão se aposentar. No ano de 2023, houve uma maior sobrevida dos assistidos, aumentando a necessidade de dinheiro no Plano II para pagar essas aposentadorias por mais tempo. No entanto, houve um impacto positivo trazido pelo processo de Recadastramento de assistidos realizado em 2023, que inclusive superou essa necessidade de recursos do Plano.


Graças aos resultados atuariais advindos do recadastramento, em 2023 não há necessidade de Plano de Equacionamento no Plano II. 


A Fundiágua faz esse acompanhamento trimestral dos resultados. Acompanhe as divulgações para se manter informado sobre o dinheiro que vai pagar a sua aposentadoria.


Confira a seguir maiores detalhes dos resultados do Plano II (Saldado) em 2023. Clique na imagem para ver em tela cheia.



Resultados do Plano II (Saldado)

2023



Para acompanhar o desempenho do seu plano mensalmente, acesse o Boletim de Investimentos - clique aqui.



220 visualizações

Posts Relacionados

Comments


Ativo 8_edited.png
Ativo 8_edited_edited.png
bottom of page