- 13 de jul. de 2023
- 1 min de leitura
Atualizado: 18 de jul. de 2023

Confira, abaixo, as principais dúvidas em relação às opções que a Fundiágua oferece em termos de planos assistenciais e de benefício previdenciário aos participantes autopatrocinados que estão no período de término do PDV - Programa de Demissão Voluntária da patrocinadora.
Para mais informações, acesse aqui a cartilha completa!
Previdência
Quais os requisitos para solicitar a aposentadoria no Plano III (Misto)?
Ter 180 (cento e oitenta) meses ininterruptos de vínculo de trabalho com o Patrocinador;
Ter 60 (sessenta) meses de efetiva contribuição para o Plano III (Misto);
Ter idade igual ou superior a 55 (cinquenta e cinco) anos completos;
Não manter vínculo de trabalho com o respectivo Patrocinador.
Ao término do período do Programa de Desligamento Voluntário (PDV) quais institutos posso solicitar?
Após os cinco anos, você pode solicitar Resgate ou Portabilidade do seu saldo na Fundiágua.
Qual a diferença entre solicitar Resgate e solicitar Portabilidade?
Na portabilidade, o participante tem a opção de migrar seus recursos acumulados no plano originário para outra Entidade Fechada de Previdência Complementar.
Já no resgate, o participante tem a opção de receber o valor decorrente do seu desligamento do plano de benefícios. O pagamento é feito em parcela única ou em até 12 meses, em parcelas mensais consecutivas. O valor a resgatar pode não corresponder à totalidade dos recursos destinados ao benefício de aposentadoria pelo Plano III (Misto), conforme as regras para resgate do regulamento.
Recomendamos que consulte seu saldo para resgate antes do requerimento e compare com as demais opções.
Quais os requisitos para solicitar resgate ou portabilidade?
Para solicitar um desses institutos, o participante deve cumprir os seguintes requisitos:
Estar desligado da patrocinadora.
Ter, no mínimo, três anos de vinculação ao Plano III (Misto) - ainda que em condição de autopatrocínio (apenas para portabilidade).
O que acontece se eu pedir resgate ou portabilidade?
A escolha pelo resgate ou portabilidade implica na renúncia formal do participante ao benefício de aposentadoria normal, inclusive ao direito de legar benefício por morte, bem como ao cancelamento da inscrição como participante do Plano III (Misto), o que encerra os compromissos com o participante e seus beneficiários após o pagamento do resgate ou transferência dos recursos por meio da portabilidade.
Isso significa dizer que os planos assistenciais (saúde e odontológico) também são desligados, uma vez que a condição de acesso aos planos assistenciais é o vínculo previdenciário como participante ou assistido.
Saúde
O que acontece com meus planos assistenciais ao término do período de PDV?
Conforme previsto no Regulamento do Programa de Desligamento Voluntário da CAESB – PDV, ao término do período de cinco anos serão encerrados os benefícios oferecidos pela Patrocinadora.
Nesta condição, a patrocinadora deixa de contribuir com a parte patronal do Plano de Saúde e, consequentemente, os custos integrais da mensalidade passam a ser absorvidos pelo titular do plano.
Dessa forma, o valor da mensalidade do seu Plano de Saúde (Titular e Cônjuge) passará a ser cobrado de forma integral.
Como os valores dos meus planos assistenciais passarão a ser cobrados após o período de PDV?
Caso você deseje manter os Planos Assistenciais da Fundiágua (Saúde e Odontológico), os valores poderão ser cobrados das seguintes formas:
Folha de Benefícios da Fundiágua – A cobrança é realizada prioritariamente por meio da Folha de Pagamentos de Benefícios da Fundiágua porém, caso não haja saldo disponível para o pagamento na Folha de Benefícios, o valor integral será encaminhado boleto bancário.
Boleto Bancário – Os boletos bancários serão encaminhados para o endereço cadastrado na base de dados da Fundiágua com vencimento no dia 08 de cada mês.
O boleto bancário também fica disponível na área restrita do participante no site da Fundiágua ou pode ser solicitado por meio dos nossos canais de relacionamento.
O que é o Programa de Medicamentos da Fundiágua?
É um diferencial da Fundiágua oferecido aos participantes, assistidos e seus respectivos dependentes que possuem o Plano de Saúde. Atualmente, o Programa de Medicamentos da Fundiágua atende mais de 1.300 usuários por mês, com fornecimento de quase 6 mil medicamentos para 16 patologias diferentes.
Como funciona o Programa de Medicamentos?
Para medicamentos de marca, o subsídio da Fundiágua cobre 50% do valor, já para medicamentos genéricos o subsídio cobre 100% do valor do medicamento.
Como faço para saber se meu medicamento é coberto pelo Programa?
Para conferir a lista de medicamentos que fazem parte da cobertura do programa, clique aqui.
Quero solicitar um medicamento, o que devo fazer?
Depois de conferir se o medicamento tem cobertura pelo programa, basta seguir o passo a passo para solicitá-lo:
1. Entre em contato pelos canais de atendimento da Drogaria Dedicar e informe que deseja solicitar o medicamento pelo Convênio Fundiágua
E-mail: SAC@drogariadedicar.com.br
WhatsApp: (061) 9 8441-8635
Telefones fixos: (61) 3233-7776 / (61) 3233-7941
Importante: Caso seja o seu primeiro atendimento com a Drogaria Dedicar, você deverá realizar um rápido cadastro informando: Nome Completo, CPF, Data de Nascimento, CEP e Endereço para entrega.
2. Apresente a receita médica durante o atendimento da Drogaria Dedicar.
3. Aguarde a entrega do seu medicamento no endereço informado.






