- 7 de out.
- 2 min de leitura
Atualizado: 9 de out.

O Plano II (Saldado) manteve estabilidade e apresentou rentabilidade em linha com a meta atuarial, de 5,56%, no primeiro semestre de 2025.
No acumulado de janeiro de 2022 a junho de 2025, o plano alcançou rentabilidade de 42,68%, superando a meta de 40,02%. O bom desempenho do plano foi impulsionado principalmente pelos títulos públicos federais marcados até o vencimento, que renderam acima da meta atuarial, e pelas operações com participantes (empréstimos), que também apresentaram resultados expressivos.
O patrimônio líquido do Plano II – Saldado atingiu R$ 356,8 milhões, com 79,66% da carteira aplicada em títulos públicos federais marcados até o vencimento.
A renda fixa representa 91,48% da carteira total, enquanto 7,85% estão investidos em ativos ilíquidos — como imóveis, participações em empresas e fundos de investimento.
Os ativos ilíquidos são investimentos que demoram mais para serem convertidos em dinheiro, mas podem gerar ganhos maiores no longo prazo. No entanto, a estratégia da Fundiágua é a venda ou recuperação desses ativos para a realização de investimentos mais alinhados ao perfil do plano.
Situação atuarial
Em junho de 2025, o plano registrou equilíbrio técnico de -R$ 20,54 milhões, valor abaixo do limite para novo equacionamento, o que indica situação controlada. Mesmo com este déficit, o percentual do equilíbrio técnico em relação à provisão matemática ficou abaixo do limite legal para novo equacionamento de 5,97%, alcançando 3,00% em junho de 2025.
O que é equilíbrio técnico?
O equilíbrio técnico indica se o plano possui recursos suficientes para honrar todos os compromissos futuros com participantes e assistidos. Ele representa a diferença entre o patrimônio do plano (o que está investido) e o total das obrigações futuras (benefícios, aposentadorias e pensões).
Quando o resultado é positivo, há superávit técnico; quando é negativo, há déficit técnico. Mesmo com um pequeno déficit em junho de 2025, o Plano II permanece em situação controlada e estável, sem necessidade de ajustes adicionais.
A Fundiágua acompanha mensalmente os resultados de investimentos e atuariais e, a cada três meses, divulga o resultado acumulado no período. Isso possibilita a você acompanhar continuamente os resultados do plano. Esteja atento às divulgações e se mantenha informado sobre o dinheiro que vai pagar a sua aposentadoria.
Clique na apresentação para ver em tela cheia mais detalhes dos resultados do Plano II (Saldado) no 1º tri/2025.
Resultados do Plano II (Saldado)
2º TRI/2025
Para acompanhar o desempenho dos investimentos do seu plano mensalmente, acesse o Boletim Interativo de Investimentos clicando aqui!


























