- há 3 dias
- 2 min de leitura
Atualizado: há 1 dia

O Plano II (Saldado) registrou 7,53% de rentabilidade acumulada até setembro/2025, levemente acima da meta atuarial de 7,37% no período (+0,16 p.p.). No acumulado de jan/2022 a set/2025, o plano soma 45,35%, superando a meta atuarial acumulada de 40,02%.
O desempenho até setembro foi influenciado principalmente pelos ativos ilíquidos alocados em Renda Variável (SPE), Estruturados (FIPs) e Imobiliário (unidades do Edifício Centro Século XXI), além do avanço da estratégia de renda fixa do plano.
Estratégias que viram resultados
Nossa equipe reforçou a gestão do Plano II com revisão de processos e normativos, atualizações semestrais do estudo de ALM desde 2021 e seleção de gestores/fundos, reduzindo a carteira de 13 para 8 fundos. Também houve alienação e resgates de investimentos com retorno inferior à meta, contratação de profissional dedicado aos ativos ilíquidos e aprovação do plano de desinvestimento dos imóveis, com alienações já iniciadas.
Na renda fixa, a principal medida foi a compra de R$ 356,812 milhões em NTN-Bs marcadas até o vencimento, com taxa média de 5,66% a.a., acima da meta atuarial de 4,84% a.a., aumentando a previsibilidade de retorno e ajudando a imunizar parte do passivo futuro do plano.
Como a carteira performou no período
Os investimentos que mais contribuíram para a rentabilidade do Plano II foram as operações com participantes, com 11,18% no ano, e a renda fixa, com 7,86%, puxada principalmente pelos títulos públicos (7,66%). Já os investimentos em renda variável (-0,12%), imobiliário (-0,06%) e estruturados (1,59%) tiveram impacto menor no período, refletindo características próprias dos ativos ilíquidos que seguem em acompanhamento e processo de reestruturação.
Em setembro/2025, o Plano II somava R$ 361,4 milhões em patrimônio. A carteira estava concentrada em títulos públicos federais mantidos até o vencimento (77,84%), com renda fixa total de 91,71%. Os ativos ilíquidos representavam 7,85% do plano (crédito privado, FIPs, SPE e imóveis), que continuam em processo de alienação e recuperação, conforme estratégia de gestão anunciada pela Fundiágua.
Clique na apresentação para ver em tela cheia mais detalhes dos resultados do Plano II (Saldado) no 3º tri/2025.
Resultados do Plano II (Saldado)
3º TRI/2025
Para acompanhar o desempenho dos investimentos do seu plano mensalmente, acesse o Boletim Interativo de Investimentos clicando aqui!


























