top of page
Ativo 8_edited.png
Ativo 8_edited_edited.png
  • Ana Gabriela Castro

O Informe de Rendimentos de 2023 está disponível aos aposentados e pensionistas


O Informe de Rendimentos referente ao ano-calendário 2023 já pode ser consultado na Área do Participante no site da Fundiágua.


Para fins de declaração do Imposto de Renda em 2024, a Fundiágua disponibiliza o Informe de Rendimentos aos assistidos (aposentados e pensionistas).


Para conferir o passo a passo de como acessar o Informe de Rendimentos, assista ao vídeo abaixo:





 

Ficou alguma dúvida? Confira as perguntas e respostas a seguir:


Paguei contribuição extraordinária ou adicional no ano passado, onde localizo o informe para imposto de renda?

A Fundiágua enviou essa informação para o seu e-mail e/ou WhatsApp de Contato registrado no seu cadastro.


Resgatei no ano passado o recurso do meu plano de previdência administrado pela Fundiágua, onde localizo o informe para imposto de renda?

A Fundiágua enviou essa informação para o seu e-mail e/ou WhatsApp de Contato registrado no seu cadastro.


Recebi benefício no ano passado por mais de um plano, onde localizo os informes para imposto de renda?

Depois de acessar a Área do Participante com login e senha, basta selecionar o plano que ainda recebe seu benefício e seguir o passo a passo demostrado no vídeo.


Recebi benefício no ano passado por mais de um plano, vou obter mais de um informe para imposto de renda?

Você terá um informe para imposto de renda com todos os valores recebidos da Fundiágua. Porém, o Informe deverá ser gerado pelo plano que ainda estiver ativo, na área do participante.


Sou participante ativo, aonde localizo o informe para imposto de renda?

As contribuições efetuadas pelo participante ativo constam no informe fornecido pelo empregador, assim como os valores pagos de plano de saúde/odonto que foram descontados diretamente no contracheque.


Como tenho acesso aos valores pagos de plano de saúde/odonto?

Os valores que foram descontados diretamente em contracheque serão apresentados no Informe, no campo "7-Informações Complementares". Os valores pagos por meio de boleto bancário poderão ser acessados na área do participante na opção "Extrato Plano Assistencial".


 

Atenção aposentados e pensionistas do Plano II - Saldado: conforme Solução de Consulta Cosit n.º 354/2017 (SC 354/2017) emitida pela Receita Federal do Brasil (RFB), as contribuições destinadas ao custeio de déficit, serviço passado e outras finalidades não incluídas na contribuição normal, não são dedutíveis da base de cálculo do imposto sobre a renda de pessoa física. Essas contribuições são denominadas de contribuições extraordinárias. Os valores de contribuições para equacionamento de déficit foram informados no Quadro 7 - Informações Complementares dos Informes de Rendimentos.


692 visualizações

Comentários


Ativo 8_edited.png
Ativo 8_edited_edited.png
bottom of page