top of page
Ativo 8_edited.png
Ativo 8_edited_edited.png




Fundiágua intensifica ações para venda de ativos ilíquidos


Os recursos provenientes da venda destes ativos ilíquidos serão alocados em outras classes de investimentos, mais rentáveis para a entidade.


Desde o ano passado, a Fundiágua vem intensificando ações para melhorar a rentabilidade dos seus planos, alocar recursos de forma inteligente e aumentar a liquidez dos investimentos.


Além de contratar um profissional dedicado a acompanhar os ativos ilíquidos da Fundiágua, em setembro de 2021, a venda de cotas do Fundo de Direito Crédito – FIDC Ático, em outubro do mesmo ano, reverteu aproximadamente R$ 2,1 milhões que foram alocados em outras classes de investimentos. Também em 2021, no mês de dezembro, a Fundação recebeu o montante de R$1 milhão referente à alienação de parte de suas quotas no Fundo de Investimento em Participações - FIP Infra Setorial.


Já este ano, a fundação assinou seis termos de confidencialidade com diferentes agentes do mercado financeiro, dentre eles grandes bancos, gestoras e empresas especializadas em ativos estressados. Com a assinatura destes termos, a Fundiágua espera que, nos próximos meses, consiga vender alguns dos ativos ilíquidos presentes nos segmentos: Estruturado, Renda Fixa - Crédito Privado e Imobiliário.


"A maioria dos ativos ilíquidos que fazem parte da carteira da Fundiágua não têm contribuído para o atingimento da meta atuarial ou do índice de referência dos planos de benefícios, por isso o momento para a alienação é bastante oportuno, uma vez que os recursos recebidos serão alocados em outras classes de investimentos, mais rentáveis para a entidade".

Rodrigo Souza Araújo, Diretor Financeiro da Fundiágua.

 

O que são ativos ilíquidos?

Trata-se de imóveis, participações em empresas, créditos, entre outros. De acordo com a legislação vigente, são exemplos de ativos classificados como:

  • Estruturados: os Fundos de Investimentos em Participações

  • Renda Fixa - Crédito Privado: os Fundos em Direitos Creditório, as Debêntures e as Cédulas de Crédito Bancário

  • Imobiliário: as Cédulas de Crédito Imobiliário.

O que são ativos estressados?

Créditos que não foram cumpridos, dívidas de empresas em recuperação judicial, entre outros.

 

Nesse momento, a Fundiágua está na fase de receber propostas para o segmento Estruturado (Fundos de Investimento em Participações). Sendo assim, as empresas e gestoras interessadas na compra desses ativos terão até 05/08/2022, para solicitar informações detalhadas à entidade.


A Fundiágua informa que seguirá o seguinte cronograma para a venda dos ativos ilíquidos:

  • Propostas não vinculantes: serão recebidas até 25/08/2022

  • Propostas vinculantes: serão recebidas até 14/09/2022

  • Fundiágua terá até 14/10/2022 para concluir a avaliação das propostas

Para mais informações, solicitamos que as empresas e gestoras interessadas entrem em contato por meio do e-mail atendimento@fundiagua.com.br e informem no assunto "Compra de Ativos Ilíquidos da Fundiágua".



8 visualizações

Posts Relacionados

תגובות


Ativo 8_edited.png
Ativo 8_edited_edited.png
bottom of page