Fundiágua intensifica ações para venda de ativos ilíquidos
Os recursos provenientes da venda destes ativos ilíquidos serão alocados em outras classes de investimentos, mais rentáveis para a entidade.
Desde o ano passado, a Fundiágua vem intensificando ações para melhorar a rentabilidade dos seus planos, alocar recursos de forma inteligente e aumentar a liquidez dos investimentos.
Além de contratar um profissional dedicado a acompanhar os ativos ilíquidos da Fundiágua, em setembro de 2021, a venda de cotas do Fundo de Direito Crédito – FIDC Ático, em outubro do mesmo ano, reverteu aproximadamente R$ 2,1 milhões que foram alocados em outras classes de investimentos. Também em 2021, no mês de dezembro, a Fundação recebeu o montante de R$1 milhão referente à alienação de parte de suas quotas no Fundo de Investimento em Participações - FIP Infra Setorial.
Já este ano, a fundação assinou seis termos de confidencialidade com diferentes agentes do mercado financeiro, dentre eles grandes bancos, gestoras e empresas especializadas em ativos estressados. Com a assinatura destes termos, a Fundiágua espera que, nos próximos meses, consiga vender alguns dos ativos ilíquidos presentes nos segmentos: Estruturado, Renda Fixa - Crédito Privado e Imobiliário.
"A maioria dos ativos ilíquidos que fazem parte da carteira da Fundiágua não têm contribuído para o atingimento da meta atuarial ou do índice de referência dos planos de benefícios, por isso o momento para a alienação é bastante oportuno, uma vez que os recursos recebidos serão alocados em outras classes de investimentos, mais rentáveis para a entidade".
Rodrigo Souza Araújo, Diretor Financeiro da Fundiágua.
O que são ativos ilíquidos?
Trata-se de imóveis, participações em empresas, créditos, entre outros. De acordo com a legislação vigente, são exemplos de ativos classificados como:
Estruturados: os Fundos de Investimentos em Participações
Renda Fixa - Crédito Privado: os Fundos em Direitos Creditório, as Debêntures e as Cédulas de Crédito Bancário
Imobiliário: as Cédulas de Crédito Imobiliário.
O que são ativos estressados?
Créditos que não foram cumpridos, dívidas de empresas em recuperação judicial, entre outros.
Nesse momento, a Fundiágua está na fase de receber propostas para o segmento Estruturado (Fundos de Investimento em Participações). Sendo assim, as empresas e gestoras interessadas na compra desses ativos terão até 05/08/2022, para solicitar informações detalhadas à entidade.
A Fundiágua informa que seguirá o seguinte cronograma para a venda dos ativos ilíquidos:
Propostas não vinculantes: serão recebidas até 25/08/2022
Propostas vinculantes: serão recebidas até 14/09/2022
Fundiágua terá até 14/10/2022 para concluir a avaliação das propostas
Para mais informações, solicitamos que as empresas e gestoras interessadas entrem em contato por meio do e-mail atendimento@fundiagua.com.br e informem no assunto "Compra de Ativos Ilíquidos da Fundiágua".
Comments