top of page
Ativo 8_edited.png
Ativo 8_edited_edited.png
ree

Quando a gente entende o presente, fica mais fácil construir o futuro.


Falamos muito sobre a nossa previdência aqui na Fundiágua, mas e a Previdência Oficial? Fique tranquilo! Vamos explicar o que é e como funciona esse sistema que faz parte da vida de praticamente todos os trabalhadores brasileiros.


A Previdência Oficial é o regime público de previdência social, é por meio dele que o governo garante o pagamento de aposentadorias, pensões e outros benefícios para quem contribui durante a vida profissional. No Brasil, esse sistema é administrado pelo INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), no nível federal, e é obrigatório para todos os trabalhadores com carteira assinada.


Aqui no Distrito Federal a lógica é a mesma: os servidores públicos do DF também estão vinculados a um regime de previdência oficial — neste caso, o RPPS/DF (Regime Próprio de Previdência Social do Distrito Federal), voltado exclusivamente para os servidores efetivos.


Ou seja, seja no setor público ou privado, todo trabalhador participa da previdência pública. Isso é o que chamamos de primeira camada de proteção previdenciária.



Como o benefício é calculado e pago?


O valor da aposentadoria na Previdência Social é calculado com base na média dos salários recebidos ao longo da vida profissional, levando em conta as contribuições feitas ao INSS. Quanto mais tempo você contribui e maior é o valor dessas contribuições, maior tende a ser o benefício recebido.


Além disso, o pagamento da aposentadoria é feito mensalmente pelo INSS, de acordo com o tipo de aposentadoria e com as regras em vigor na época do pedido. Existem diferentes modalidades, como por idade ou por tempo de contribuição, cada uma com seus critérios específicos.


Mas é importante saber: existe um limite para esse valor. Nenhum benefício do INSS pode ultrapassar o teto da Previdência Social. Em 2025, esse teto é de R$ 8.157,41 por mês.

A Fundiágua entra como uma complementação voluntária a esse sistema. Ou seja, você pode escolher contribuir com um plano de previdência complementar para aumentar sua segurança no futuro e garantir uma aposentadoria mais confortável. Mas isso é assunto para a próxima etapa da nossa jornada.


ree


Ativo 8_edited.png
Ativo 8_edited_edited.png
bottom of page