top of page
Ativo 8_edited.png
Ativo 8_edited_edited.png
  • 7 de out.
  • 2 min de leitura
ree


O Plano I (BD) da Fundiágua apresentou desempenho positivo de 5,97% no primeiro semestre de 2025, superando a meta atuarial de 5,56%. O resultado reflete a solidez da estratégia de investimentos e o compromisso da entidade com a sustentabilidade e o equilíbrio de longo prazo do plano. 

Entre janeiro de 2022 e junho de 2025, a rentabilidade acumulada do Plano I foi de 41,93%, acima da meta de 40,10% (INPC + 4,86%). Esse desempenho demonstra o aumento da previsibilidade e a efetividade das decisões de gestão adotadas pela Fundiágua. 

Fatores que impulsionaram o resultado 


O bom desempenho dos títulos públicos mantidos até o vencimento e dos empréstimos concedidos aos participantes foram os principais responsáveis pelo resultado positivo. 

O patrimônio líquido do plano alcançou R$ 24,95 milhões, com 98,41% dos recursos aplicados em renda fixa. 

A reorganização da carteira de investimentos também contribuiu para maior eficiência, com gestão ativa e estratégias de otimização do caixa e dos fundos  

A partir do final de 2021, a Fundiágua implementou nova estratégia de alocação em títulos públicos federais marcados até o vencimento, com o objetivo de aumentar a previsibilidade e superar a meta atuarial. 

Situação atuarial 


Em junho de 2025, o equilíbrio técnico do plano registrou -R$ 784,3 mil, valor influenciado pela entrada em benefício de um participante. 

Mesmo assim, o percentual de desequilíbrio em relação à provisão matemática foi de 2,76%, bem abaixo do limite de 6,62%, o que significa que não há necessidade de novo equacionamento. 

O que é equilíbrio técnico? 


O equilíbrio técnico indica se o plano possui recursos suficientes para honrar todos os compromissos futuros com participantes e assistidos. Ele representa a diferença entre o patrimônio do plano (o que está investido) e o total das obrigações futuras (benefícios, aposentadorias e pensões). 

Quando o resultado é positivo, há superávit técnico; quando é negativo, há déficit técnico. Mesmo com um pequeno déficit em junho de 2025, o Plano I permanece em situação controlada e estável, sem necessidade de ajustes adicionais. 



Resultados do Plano I (BD)

2º TRI/2025




Para acompanhar o desempenho dos investimentos do seu plano mensalmente, acesse o Boletim Interativo de Investimentos clicando aqui!


ree

 
 
Ativo 8_edited.png
Ativo 8_edited_edited.png
bottom of page